Pages

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tadeu Schmidt

Por estes dias lendo a revista Men's Health, edição de Abril, me deparei com uma matéria, com Tadeu Schmidt, jornalista e apresentador do Fantástico, que inovou ao encontrar uma nova forma para apresentar os gols da rodada. O que ele fez??? Tadeu buscou recursos gráficos, eliminou jargões e apostou na simplicidade e no humor, em seguida batalhou para imprimir estilo próprio. Abaixo algumas dicas de Tadeu Schmidt, sobre:

Liderar: "O líder dever ser admirado, não temido. Liderança se conquista dando exemplos, apontando caminhos. As pessoas devem segui-lo por acreditar em suas propostas, e não por medo de serem demitidas. A grande qualidade de quem comanda é tomar decisões rapidamente. Precisa filtrar idéias e valorizar apenas as melhores. Não pode aceitar tudo que chega só para agradar ao subordinado. Tem-se o direito de errar, claro, mas não o de deixar a equipe sem rumo. O líder deve se preparar muito, construir uma história. Só assim terá acesso."

Inovar: "Quando você tem uma ideia, aparece uma bifurcação à sua frente. De um lado há uma estrada asfaltada, iluminada, tranquila, onde o percalços são inexistentes. Todo mundo chega ao fim dela. É a rota da mesmice. Do outro existe um caminho tortuoso, escuro, em que o perigo de se dar mal é grande, mas que pode levar a um lugar espetacular. É a estrada da inovação. Você só atinge o sucesso se seguir por essa via. Por mais que tenha medo, vá adiante. Seu chefe quer que você dê o passo antes da concorrência e de seus próprios colegas."

Elogios e Críticas: "A pior coisa para um profissional é não receber retorno. Isso o desmotiva. Quando termina o Fantástico faço questão de cumprimentar a equipe. Dividir o sucesso é fundamental. Quem trabalha numa empresa depende da excelência de várias cabeças. Precisa confiar nos colegas. Elogie-os havendo acertos, jamais a toa. E, até quando quando você faz um elogio, há espaço para dizer que um ponto poderia ser melhor. As críticas balizam seu crescimento. Antes de se ofender, pense em como elas podem contribuir."

Confiar em Si: "A autoconfiança é uma grande aliada dos vencedores. Quando você erra, tende a colocar em xeque a segunda tentativa. É um engano. Se você tiver mil chances na vida encare todas como se fosse a primeira, indepentemente de erros e acertos. Mas saiba que confiança se constrói com preparação. Não seja confiante por soberba. O caro só deve acreditar em si se tiver na mão os mecanismos certos para enfrentar os desafios. Se você estudou, treinou, muniu-se de informação, a chance de acertar é sempre alta."

Comunicar: "As pessoas só vão gostar de você e do seu trabalho se elas entenderem o que você está propondo. Expressar-se de maneira fácil é vital em qualquer área. No Fantástico, uso linguagem clara, simples, de próposito. A simplicidade na comunicação é um dos fatores que atraem a atenção do seu interlocutor. Depois, para prender sua atenção, você pode usar o humor. Ele é um dos principais ingredientes para manter as pessoas a seu lado. Você prefere ficar ao lado de alguém bem-humorado a ficar junto de quem vive de mal com a vida.

Fonte: Mans Health, abril de 2010.

By @lex Pontes

Nenhum comentário: