Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Elogios pessoais não combinam com o ambiente de trabalho!

Na semana passada, a mídia internacional ficou em polvorosa com o elogio recebido pelo presidente dos EUA, em plena luz do dia e na cara das câmeras, num restaurante de Nova York. Admiradora ousada, Luann Haley, de 45 anos, fez um comentário para Obama fora do esperado e para quem quisesse ouvir: "Você é um gostosão e tem um senhor corpo".

Sem perder a pose, o presidente alertou que a sua mulher, Michelle, provavelmente assistiria à cena transmitida em cadeia nacional. Ao que, colocando mais pimenta na história, a mulher olhou para as câmeras e disparou: "Olá, Michelle. Morra de ciúmes".

Impróprio, brincalhão ou totalmente sem noção, o episódio serve para as nossas reflexões sobre como as pessoas agem no dia a dia e como deixam de lado bons momentos para fazer uma boa figura.

Neste caso, como no de outros profissionais com histórias parecidas, Barack Obama estava a trabalho quando recebeu uma afagada inesperada no ego. Coisa que não deve ser nada fácil passar ileso, visto as histórias de alguns dos que o antecederam.

Mas do ponto de vista humano, tanto faz de quem venha o elogio ou a quem ele se destina, quem é o foco da atenção sempre sente-se muito bem. Com isso, manter a cabeça no lugar pode ser mais difícil do que aparenta.


No ambiente profissional, elogiar uma determinada pessoa fora do foco do trabalho e sem se preocupar com os efeitos que este elogio pode causar pode ser cruel, na medida em que estamos mexendo com as emoções das pessoas. Isso porque, a percepção do elogio vai depender das experiências anteriores, do interesse que está embutido no relacionamento e da ética de cada um.

Seja como for, o bom senso deve ser a tônica quando se faz um elogio pessoal e naturalmente de quem recebe. Para os que não se aguentam e gostam de deixar claro suas impressões, valem alguns lembretes:

  • Existe a possibilidade de ser mal compreendido? Em caso afirmativo, é melhor não falar o que pensa. O silêncio, mesmo difícil, é a melhor opção.
  • Na vida profissional, elogios a respeito da forma física, detalhes das feições ou sobre o comportamento das pessoas têm potencial para serem entendidos como sedução e, dependendo da situação, como vulgaridade.
  • As palavras têm peso e mantêm-se na memória por muito tempo.
  • Mantenha seus elogios focados no trabalho realizado ou na competência do profissional e é só.
  • Para os que têm compromisso amoroso, manter-se discreto é o melhor negócio. Parecer picante ou infiel, no ambiente profissional, pode lembrar falta de caráter.

Nenhum comentário: