Pages

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Seres Indesejáveis!!!




Li esta matéria na Revista Mean's Health, que fala sobre as bactérias, germes e virus, que vivem muito próximos de nós, e nem imaginamos, portanto vai ai algumas dicas para nos livrarmos desses seres indesejavéis.


Toalhas: elas não absorvem apenas água.

Toda vez que você usa uma toalha, células da pele se deslocam do seu corpo para os fios do tecido. Essas células servem como alimento para as bactérias, afirma o imunologista e especialista em microbiologia Philip Tierno Jr., do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York (EUA). Além disso, as bactérias proliferam no material úmido, que é denso e oferece um belo esconderijo por até 48 horas. Ao reutilizar a toalha, elas voltam para você."Se você tiver um machucado, essas bactérias podem levar a infecções cutâneas", afirma Inneke Marie Van Der Heijden, professora da faculdade de medicina do ABC, na grande São Paulo.

Sua Faxina, Inekke sugere que você lave sua toalha de banho pelo menos uma vez por semana: use água quente, seque a peça sob o sol e passe-a com ferro bem quente. Se você tem o hábito de compartilhar a tolha com a namorada, use uma tolha limpa todos os dias. Não se esqueça das toalhas de hóspedes. Elas devem ser lavadas sempre que tiver visitas. Quem sabe por onde esses pessoas passaram?


Xícara de café:
sua fossa à sua mão

Reutilizar a xícara de café pode ser bom para o meio ambiente, mas não para a sua saúde. Colônias de germes nadam de braçadas no resto da bebida. De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Charles Gerba, 20% das xícaras de escritório contêm bactérias fecais e 90% estão encobertas por outros germes. Isso ocorre por que são mal lavadas ou lavadas com espojas velhas e repletas de bactérias. Elas se transferem para a xícara e vivem ali - ou dentro de você - por dias.

Sua faxina, você não vai engolir todo o café escaldante assim que colocá-lo na xícara, mas não enrole por mais de uma hora. Depois, use a água quente da máquina de café para da enxágue em sua xícara e seque-a com a toalha de papel. Se você deixar a xícara dormir no escritório, os germes vão se reproduzir - e as colônias bacterianas vão crescer mesmo que so exista uma marca da bebida no fundo da louça.


Garrafa de água:
inimigos para viagem

Existe maneira melhor de economizar dinheiro e manter os aterros sanitários mais vazios do que reutilizar garrafas plásticas de água? Apenas não permita que elas se tornem bombas bacterianas. Pesquisadores da Universidade de Calgary (Canadá) descobriram níveis significativos de bactérias coliformes em 9% das garrafas de água usadas por alunos do ensino fundamental. Essa dado sugere que os jovens abrem as garrafas com as mãos sujas e, consequentemente, levam muita matéria fecal para a água. Quando esvaziavam a garrafa e colocam a tampa novamente, o espaço fechado, úmido e quente torna-se uma área de procriação perfeita para essa turma.

Sua faixina, já que as garrafas de água têm gargalos estreitos, elas não recebem uma limpeza adequada. Se tiver que reutilizar a sua, lave-a com água quente e sabão e use uma escovinha de limpar mamadeiras para alcançar os cantos mais difíceis. Deixe a garrafa assim como a tampa secarem naturalmente. Como lembra o dr. Bactéria, um pano de prato pode ter cerca de 1 milhão de bactérias a mais do que um vaso sanitário de banheiro público. Então seque as garrafas ao vento.


Mochila de academia:
a sua já viu água?



Provavélmente não. Mas deveria. Agora. Mesmo que as academias espalhem sprays de álcool para limpeza dos equipamentos , a maior parte do clientes ignora o produto. Quando você joga suas roupas na mochila, o suor de todo mundo que usou os mesmos aparelhos que você vai junto. Fechada e úmida, ela se torna uma excelente área de procriação para bactérias como o MRSA, que causa infecções de pele. Como esses microrganismos vivem por pelo menos um dia, mexer na sua mochila pode ser problemático.

Sua faxina, passe um pano com desifetante dentro da mochila. Se puder ser levada à maquina de lavar, melhor. Faça isso uma vez por semana. Aproveite que está com a mão na massa e lave os chinelos que usa no vestiário, pois eles podem ficar igualmente imundos. Mas guarde os calçados dentro de sacos plásticos antes de colocá-los na mochila.


Pulseira de relógio: o tempo acabou



Já percebeu que as pulseiras de couro cheiram mal depois de alguns meses? Aquele odor provavelmente é causado pelo estafilococo áureo, um tipo de bactéria que pode causar infecções de pele, explica Roberto Kolter, professor de microbiologia e genética molecular na Escola de Medicina de Harvard (EUA). Devido à porosidade do couro, ele absorve o suor e as células de pele que se soltam e acabam virando alimento para os microrganismos. "Se você tiver pequenos cortes nos pulsos, as bactérias podem levar a uma infecção", afirma Kolter.

Sua faxina,
pulseiras de borracha e de plástico são mais seguras do que as de couro, porque elas não absorvem o suor tão rapidamente, e podem ser lavadas com água e sabão. Se preferir uma pulseira de couro, limpe-a uma vez por semana com um produto específico e retire o relógio antes de tomar banho ou entrar na piscina.


Carpete:
germes de parede a parede


A pequisa do microbiologista Philip Tierno indica que seu carpete provavelmente contém 200 mil bactérias em cada 6 centímetros quadrados, tornando-o 4 mil vezes mais sujo do que seu assento sanitário. Em outras palavras, tapetes e carpetes são verdadeiros zoológicos por conter tantas espécies diferentes. Essa invaão ocorre porque uma pessoa comum elimina cerca de 1,5 milhão de células da pele a cada hora. Esses restos caem no carpete e servem como alimento para as bactérias. Acrescente ainda migalhas de alimentos, polén e caspa do seu cachorro e você terá um bufê gratuito. Como a sucção do aspirador de pó e as vassouras não alcançam a base do carpete, você esta fadado a conviver com colônias de E.coli, salmonela, estafilococos e de outras bactérias. Para piorar o cenários, sempre que rolar no carpete com a namorada, essas bactérias ficam mais íntimas ainda.

Sua faixina, para a limpeza diária, utilize filtros Hepa (high efficiency particulate air), que são mais potentes e eficientes que os comuns e disponíveis em diversas marcas. Pelo menos uma vez por ano contrate uma empresa para fazer uma limpeza a vapor profunda e considere cobrir áreas de maior movimento com tapetes que possam ser lavados à máquina.


Roupas de Cama:
você nunca dorme sozinho
esp

Ao rolar debaixo das cobertas, você também rola sobre sua própria sujeira. Mas ecificamente sobre uma mistura de umidade e de células da pele. Esse mix embolora e vira alimento de ácaros. Quantos mais esses microorganismos comem, mais excrementos liberam, aumentando o risco de doenças como asma. Além disso, estudos encontraram fezes, salmonela e E.coli nas roupas de cama - mesmo nas que acabaram de sair da máquina de lavar, segundo o professor de microbiologia Charles Gerba. A pesquisa mostra que roupas de cama podem conter 0,1 grama de fezes, salmonela e E.coli após apenas uma noite de sono.

Sua faixina, lave sua roupa de cama com água quente uma vez por semana. Os germes sobrevivem à lavagem fria e até mesmo morna. Já a secadora não é necessáriamente uma grande aliada embora a E.coli costume ser eliminada no ciclo de secagem, salmonela e a superbactéria micobactéria, causadoras de doenças pulmonares, podem sobreviver. Sua melhor aposta é exterminá-las com água quente no ciclo de lavagem. Para uma proteção extra, cubra colchão e travesseiros com protetores fechados por zíper para minimizar a entradas de ácaros.


Controle Remoto: muitos canais de sujeira de alta definição

Um dia ainda iremos mudar os canais utilizando apenas nossas ondas cerebrais. Quando esse dia chegar, estaremos muito mais saudavéis porque mais da metade dos controles de televisão teve resultado positivo para rinovírus, segundo um estudo realizado pela Universidade de Virgínia (EUA). O rinovírus, consegue viver no equipamento por alguns dias e outros germes mais poderoso conseguem sobreviver meses, graças aos muitos escondeirijos encontrados entre os botões de plástico e os vários LEDS. Já comeu pipoca vendo TV? Então piorou as coisas. "Ao comer algo gorduroso, tossir nas mãos e, em seguida, pegar o controles remotos, você deposita um organismo com alguma gordura, que oferece proteção aos germes em um equipamento que não é limpo com frequência". diz o imunolista Philip Tierno.

Sua faixina,
os desifetantes não funcionam bem em controles remotos porque o acesso às fendas continua difícil, Dr. Bactéria sugere usar uma capa protetora de plástico (ou filme plástico) que possa limpada diáriamente com produto desinfetante.

Fonte: Men's Health - Edição 49, ano 5 - número 1.

By @lex Ponttes

Nenhum comentário: